Este blog procura ser um espaço onde todos, em geral, e os meus alunos, em particular, poderão consultar as mais diversas informações sobre as atividades físicas e desportivas, sobre as vantagens de uma prática desportiva regular, etc...
quinta-feira, novembro 06, 2008
A História do Badminton
Os primeiros torneios internacionais em Inglaterra, desenvolveram-se em Westminster, Londres, no ano de 1899.
A Federação Internacional de Badminton – IBF – foi criada em 1934. A Federação Portuguesa de Badminton fundou-se em 1954.
A História do Basquetebol
O Basquetebol surgiu em 1891, criado pelo Dr. James Naismith, professor no Springfield College of Massachussets, Estados Unidos da América.
Para combater falta de motivação dos alunos pelas aulas de Educação Física, este professor decidiu criar um novo jogo que:
- Fosse atraente e motivasse os alunos;
- Substituísse os desportos de ar livre e que pudesse ser praticado dentro do um pavilhão;
- Se distinguir-se da ginástica da época, pouco apreciada pelos alunos;
- Pudesse manter a condição física dos seus alunos.
A partir daqui, Naismith elaborou os cinco princípios fundamentais que deveriam caracterizar o novo jogo:
- Bola esférica, grossa e leve, devendo ser jogada com as mãos;
- Os jogadores podem deslocar-se em qualquer direcção no campo e podem receber a bola em qualquer momento;
- É interdito correr com a bola nas mãos;
- Os contactos pessoais estão interditos e serão penalizados;
- O cesto de pequena dimensão, será colocado fixo e numa posição horizontal, de modo a fazer apelo mais à habilidade que à força.
O Basquetebol foi introduzido em Portugal em 1913.
A entidade que regulamenta o Basquetebol a nível internacional é a FIBA - Fédération Internationale de Basketball Amateur. A nível nacional é a Federação Portuguesa de Basquetebol - FPB.
domingo, novembro 02, 2008
A história do Atletismo
- A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros;
- O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento.
As primeiras civilizações no Egipto e Mesopotâmia (3.000 a.C.), já tinham a tradição de actividades atléticas. No Egipto a actividade desportiva era praticada por todas as classes sociais, tendo o atletismo o objectivo de espectáculo popular e os exercícios atléticos estavam ligados a um conjunto de práticas sócio-religiosas.
É na Era Homérica e pós-Homérica que o desporto se instala nos hábitos de vida das pessoas. A sociedade tinha em alta estima o atletismo e os atletas e o desporto determinou o nascimento de uma aristocracia – somente os melhores participavam nas competições. A prática desportiva tornou-se parte integrante na educação grega.
O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”.
Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. O evento religioso que deu origem aos Jogos Olímpicos foi realizado por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. A corrida foi o único desporto praticado nas primeiras 13 Olimpíadas. A distância era de um "stadia" que correspondia aproximadamente a 85 metros. Depois foram acrescentadas corridas mais longas como o "diaulos" (365 metros) e o "dolichos" (24 "stadias" ou 2 km). O prémio pela vitória era uma simples coroa feita de ramos de Oliveira. Entretanto os atletas tornavam-se celebridades e era comum os vitoriosos receberem benefícios tais como ter toda a sua alimentação paga pelo resto da vida, ou ter um lugar reservado nos melhores lugares dos teatros. As mulheres não podiam participar, nem mesmo assistir aos Jogos Olímpicos no entanto, existiam festivais femininos, sendo o mais famoso Heraean, em Argos, o qual incluía uma competição de lançamento de dardo.
Em 1800, existia um grande entusiasmo pela prática de todos os tipos de desporto, o que causou um grande crescimento de atletas em todos os desportos.
A entidade que rege o atletismo no mundo é a IAAF (International Association of Athletics Federations), que foi criada em 1912 durante Jogos Olímpicos de Estocolmo na Suécia.
DEFINIR SAÚDE
A saúde não pode, deste modo, ser considerada simplesmente o estado de ausência de doença, mas, sim, um estado de harmonia dos sistemas orgânicos entre si e da pessoa consigo própria, que inclui aspectos de natureza espiritual, física e mental. A saúde tem, portanto, uma base de natureza individual. O não estar saudável representa um desequilíbrio na relação homem-meio.
Apesar da dificuldade em caracterizar a saúde é possível referenciar alguns indicadores de saúde:
- Bem-estar físico do ser humano;
- Bem-estar psíquico do ser humano;
- Bem-estar morfo-funcional do ser humano;
- Uma boa relação do ser humano com o meio envolvente.
A educação da saúde e a Educação Física trabalham sobre os mesmos tópicos:
- Higiene, contributo do desporto para um estilo de vida saudável;
- Prevenção de lesões no desporto;
- Regras de treino para o desenvolvimento da aptidão física.
Assim sendo, o exercício físico, é fundamental para melhoria da qualidade de vida do indivíduo.