domingo, novembro 02, 2008

A história do Atletismo

O atletismo é considerado como o "desporto-base”. De facto, a sua prática confunde-se com os movimentos essenciais do ser humano. O ser humano já praticava algumas das “modalidades do atletismo” como forma de sobrevivência na pré-história:
- A corrida e os saltos, para escapar das presas dos animais carnívoros;
- O arremesso era usado para se defender e matar animais que serviam de alimento.
As primeiras civilizações no Egipto e Mesopotâmia (3.000 a.C.), já tinham a tradição de actividades atléticas. No Egipto a actividade desportiva era praticada por todas as classes sociais, tendo o atletismo o objectivo de espectáculo popular e os exercícios atléticos estavam ligados a um conjunto de práticas sócio-religiosas.
É na Era Homérica e pós-Homérica que o desporto se instala nos hábitos de vida das pessoas. A sociedade tinha em alta estima o atletismo e os atletas e o desporto determinou o nascimento de uma aristocracia – somente os melhores participavam nas competições. A prática desportiva tornou-se parte integrante na educação grega.

O atletismo, sob forma de competição, teve sua origem na Grécia. A palavra atletismo foi derivada da raiz grega, “ATHI, competição”.

Os Jogos Olímpicos começaram em 776 a.C. em Olímpia, na Grécia antiga, e duraram por mais de mil anos. O evento religioso que deu origem aos Jogos Olímpicos foi realizado por volta de 1200 a.C., no "Monte Olímpicus", na Grécia. A corrida foi o único desporto praticado nas primeiras 13 Olimpíadas. A distância era de um "stadia" que correspondia aproximadamente a 85 metros. Depois foram acrescentadas corridas mais longas como o "diaulos" (365 metros) e o "dolichos" (24 "stadias" ou 2 km). O prémio pela vitória era uma simples coroa feita de ramos de Oliveira. Entretanto os atletas tornavam-se celebridades e era comum os vitoriosos receberem benefícios tais como ter toda a sua alimentação paga pelo resto da vida, ou ter um lugar reservado nos melhores lugares dos teatros. As mulheres não podiam participar, nem mesmo assistir aos Jogos Olímpicos no entanto, existiam festivais femininos, sendo o mais famoso Heraean, em Argos, o qual incluía uma competição de lançamento de dardo.

Em 1800, existia um grande entusiasmo pela prática de todos os tipos de desporto, o que causou um grande crescimento de atletas em todos os desportos.

A entidade que rege o atletismo no mundo é a IAAF (International Association of Athletics Federations), que foi criada em 1912 durante Jogos Olímpicos de Estocolmo na Suécia.
Em Portugal, é a Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) que rege o Atletismo.